Como saber se meu nome esta inscrito no SPC e no SERASA?

 

Procure um posto de atendimento do SPC através das Câmaras de Dirigentes Lojistas - CDLs.

 

Em Lavras no endereço, Rua Dr. Francisco Sales, nº 669, bairro centro.

Posso consultar meu nome por telefone?

 

Não é possível pois é necessário identificar o consumidor.

Posso fazer a consulta pela internet?

 

Sim. É possível comprando créditos na loja virtual do SPC Brasil, aqui .

O que preciso para realizar a consulta no SPC?

 

Comparecer pessoalmente (ou portador de procuração com firma reconhecida em cartório do solicitante), portando CPF com RG, ou outro documento de identificação com foto ou CNH.

 

O Alerta de Documentos é um serviço gratuito de utilidade pública, facultativo, que tem a finalidade de disponibilizar as empresas associadas às CDLs, informações de furtos, roubo e extravio de documentos.

 

Para fazer o Alerta basta comparecer na CDL Lavras com o Boletim de Ocorrência – BO e preencher o formulário.

 

Após a inclusão das informações no banco de dados, para qualquer consulta realizada, a informação de Alerta de Documentos é disponibilizada cabendo aos comerciantes à conferência da segunda via de documentos, evitando possíveis fraudes em nome do consumidor que teve os documentos furtados e/ou extraviados.

 

O que é registro de Protesto?

 

Ocorre quando o consumidor deixa de pagar uma dívida e o credor protesta o débito em cartório. Dirija-se ao cartório que registrou o protesto e solicite os dados de quem o protestou. Regularize o débito com o credor e peça uma carta atestando que a dívida foi quitada. Reconheça a firma da pessoa/empresa, retorne ao cartório e peça o cancelamento do protesto.

Como o consumidor é notificado?

 

Recebe um comunicado do SPC da CDL. Ele tem 10 dias, a contar da data da emissão do comunicado, para quitar a dívida, caso contrário, o nome é incluído no cadastro do SPC. A carta de notificação ao consumidor sobre a negativação de seu nome em banco de dados é DISPENSÁVEL o Aviso de Recebimento – AR, conforme Súmula 404 do Superior Tribunal de Justiça.

Cheques sem fundos?

 

Ocorre quando o cheque do correntista é devolvido duas vezes por falta de fundos. A primeira coisa a fazer é procurar a agência do banco que apresentou a ocorrência e solicitar informações sobre o número, o valor e a data do cheque. Depois procurar a pessoa/empresa para quem foi emitido o cheque, regularizar o débito e recuperar o cheque. De posse dele, vá ao banco e prepare uma carta, junte o original recuperado e recolha as taxas de devolução do cheque. Entregue tudo ao banco, com protocolo. Peça, ainda, a comunicação da regularização ao Banco do Brasil, encarregado de atualizar o arquivo de CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundos – do Banco Central).

Outras dicas

 

Cuidados que os consumidores devem ter para não ficarem inadimplentes:

 

  • Privilegiar os pagamentos à vista.

  • Planejamento financeiro para garantia até à aposentadoria.

  • Planilha mensal dos gastos domésticos.

  • Nas compras a prazo, prefira um número menor de prestações.

  • Somar os juros e calcular o preço final dos produtos compra a prazo.

  • Não se ater ao valor da prestação e sim ao valor final do produto.

  • Evitar fazer transações contraindo empréstimos bancários

 

Tenha mais informações para uma vida financeira mais saudável em: www.meubolsofeliz.com.br

 

O Cadastro Positivo é um banco de dados com informações de consumidores que tem histórico favorável de pagamento. A expectativa é que, colocada em prática, a Lei Federal 12.414, de 09 de junho de 2011 que instituiu  o Cadastro Positivo possa favorecer a queda dos juros bancários para os bons pagadores.

 

Poderão aderir ao Cadastro Positivo, Pessoas Físicas com idade igual ou superior a 18 anos ou emancipados e Pessoas Jurídicas.

 

Para adesão, entre neste site, faça o download do formulário para abertura de cadastro e entregue na CDL Lavras, à Rua Francisco Sales, nº 669, centro. Ou ainda envie para:

 

SPC Brasil

Aos cuidados de: Cadastro Positivo

Rua Leôncio de Carvalho, 234 – 9º andar – Paraíso – São Paulo/SP – CEP: 04003-010

 

Assim que seu cadastro for realizado em nosso sistema, você receberá um e-mail do SPC Brasil com o link para cadastramento de sua senha e assim terá acesso gratuito às informações do seu Cadastro Positivo.

 

Este projeto foi desenvolvido para contribuir com uma vida financeira mais saudável para todos.

 

O programa oferece um portal que traz orientações aos consumidores nas mais diversas situações financeiras, desde aquele que estão no sufoco até aqueles que estão com suas contas em dia, proporcionando novas posturas em relação ao consumo  e a organização das finanças pessoal e familiar.

 

CONTEÚDO

  • Economia no dia a dia

  • Como fugir de dívidas

  • Consumo consciente

  • Ensinando os filhos a lidar com dinheiro

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